Será que você é uma pessoa geek

Será que você é uma pessoa geek? Entenda mais!

Muitas pessoas escutam esse termo geek diariamente, mas muitas nem fazem ideia do que é ser uma pessoa geek. Por isso hoje vamos explicar o que significa esse termo e principalmente que ser geek não é a mesma coisa que ser nerd.

 

Qual é a origem do termo geek

Esse termo teve sua primeira aparição em meados de 1876, ele era usado com um sinônimo para a palavra fool, que em inglês significa bobo. Com o tempo eles começaram a usar esse termo para definir artistas de rua que ganhavam a vida demonstrando suas performances bizarras.

Muitos desses artistas tinham como performance, comer insetos, em inglês comer insetos é “bugs” e foi daí que surgiu a analogia de geek com o computador. Já que os profissionais da área da computação vivem ‘comendo bugs’ de computador.

Nessa época ser chamado de geek não era muito bom, mas nos anos 90 isso começou a mudar. Jargon File criou um glossário digital dentro do MIT-AL, que alguns anos depois virou o livro “Hacker’s Dictionary” definindo geek com o seguinte termo:

“ O geek é uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade. Alguém que busca um objetivo (em particular, técnicos) e imaginação., não a adequação social padronizada. Geeks sofrem de neofilia, que significa atração por tudo que é novidade e são adeptos aos computadores.

Num termo mais popular podemos dizer que o geek é uma pessoa entusiasmada por alguma coisa, seja tecnologia, jogos, gadgets, eletrônicos, jogos de tabuleiro, RPG, quadrinhos, livros, filmes e séries.

 

Geeks na vida real

Pessoas que se consideram geeks geralmente escolhem como profissão web designer, designer gráfico, desenvolvedor TI, desenvolvedor de jogos, marketing e empresários. Geralmente os empresários geeks costumam criar empreendimentos voltados para esse mundo como uma loja de discos ou uma marca de presentes criativos, por exemplo.

Na vida de maneira geral são pessoas que se relacionam bem, tanto com outras pessoas geeks como meros mortais. Os assuntos geeks geralmente são sobre seu estilo de vida e sobre coisas que envolvem hábitos legais, com referências da cultura pop.

Segundo uma pesquisa realizada 87% das pessoas são bem mais adeptas aos grupos geeks do que aos nerds. E 66% das pessoas veem o ser geek com um complemento, uma qualidade. Outros 31% acreditam que os geeks possuem muito mais chances de serem bem-sucedidos nos seus empreendimentos.

O único ponto não tão positivo em ser geek é a interação social, cerca de 34% das pessoas com perfil geek, tem algum problema relacionado a interação.

 

Afinal e o que é ser nerd?

De uma forma mais popular, nerd é a pessoa viciada em estudar, muitas delas possuem conhecimentos e habilidades acima da sua idade. O termo nerd muitas vezes pode ser utilizado de maneira depreciativa. Julgando uma pessoa como excluída e isolada socialmente, o que ocorre é que geralmente essas pessoas são mais tímidas que o normal.

A expressão nerd surgiu na década de 1950, essa expressão era utilizada para representar as pessoas que trabalhavam no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Nortel. A Nortel era uma companhia de eletricidade do Canadá e o termo era usado para os pesquisadores que trabalhavam realizando suas pesquisas no laboratório de tecnologia.

Nos anos 60 o termo começou a ser utilizado para referenciar físicos e intelectuais. Como vocês já perceberam em relação às carreiras os nerds, são sempre cientistas, programadores, engenheiros ou inventores. Nerd diferentes dos geeks preferem se relacionar apenas dentro do mesmo grupo, já que eles possuem falas e termos que só eles entendem.

 

Ser geek é uma evolução do nerd?

Antigamente toda pessoa que se interessasse por tecnologia, computadores, games ou ficção científica eram considerados de nerd, devido aos seus gostos pessoais. Isso porque essas pessoas passavam muito tempo fechadas em seus quartos, aprendendo e pesquisando sobre as novidades tecnológicas. Na maioria dos casos, elas não possuíam uma vida social adequada.

Mas, como a tecnologia foi se tornando popular, as pessoas começaram a procurar os nerds para entender como essas tecnologias funcionavam. Com isso os nerds começaram a ter uma interação maior com as pessoas.

Com essa transformação os nerds com uma vida social mais ativa, passaram a ser conhecidos como geeks. Eles começaram a interagir em redes sociais antigas como blogs, fotologs, fóruns e mais recentes como o Orkut. O geeks apesar de terem se tornados populares, nunca deixaram de buscar as novidades relacionadas aso seus interesses. Geralmente no grupo de relacionamento, as pessoas costumam buscar pessoas geeks para se atualizar sobre as últimas novidades desse mundo.

 

Os tipos de geeks

Os geeks são um grupo de pessoas que possuem gostos semelhantes por assuntos determinados, mas dentro desse grupo maior existem subdivisões. Vamos falar sobre cada grupo de geeks existentes dentro da comunidade.

 

Os fãs de computadores

Eles precisam como utilidade de sobrevivência ter os melhores e mais novos lançamentos em computadores e acessórios do mercado. Precisam dos melhores recursos gráficos e processadores sempre de última geração. Geralmente possuem smartphone da IPhone só para possuir as melhores funcionalidades visuais.

 

Os doidos por games

Aqui são especialistas em games e consoles, quer saber sobre qualquer lançamento? É só falar com eles, sempre usam camisetas engraçadas, com personagens de games.

 

Os viciados em ficção e fantasia

Esses são os geeks mais clássicos, esses são os fãs de Star Wars, jogam RPG e sabem tudo sobre esse mundo.

 

Fãs de animes e mangás

Geralmente esse grupo é aqueles que amam um “Cosplay” que é o ato de se caracterizar de um personagem. Na maioria do caso são personagens de Anime ou Mangá, eles lotam convenções e eventos relacionados a esses assuntos.

O mangá para quem não sabe, são os quadrinhos japoneses, já o anime é a animação, o desenho produzido através desses personagens. Uma característica bem marcante desses personagens são os olhos grandes.

Os maratonistas de séries

Esses são os que passam a noite acordados, até terminar todos os episódios das séries favoritas. Não perdem um lançamento e sabem tudo sobre suas séries do momento!

 

Rock in Roll e Heavy Metal sim eles são nerds!

Essas pessoas apesar de não se considerarem nerds, eles são sim! Eles sempre usam camisetas das suas bandas favoritas, não perdem um lançamento se quer. Os amantes desse estilo têm um termo próprio utilizado para determinar se o álbum da sua banda favorita ficou ruim, dizem que a banda vendeu o álbum para o “mainstream”

De uma maneira geral podemos dizer que todo mundo tem um pouco de geek dentro de si!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *