Creme ideal para cada parte do corpo
4 de maio de 2017
Posted by

Existem as mulheres que amam passar creme e as que odeiam. A verdade é uma só: é ele que deixa a pele macia, lisinha e jovem – tem que usar! Mas, ao descobrir qual o melhor para cada parte do seu corpo (do rosto aos pés), você logo nota o resultado e não desperdiça dinheiro. Acerte na escolha!

Creme Cada tipo, uma textura

Antes de aplicar qualquer produto, analise na sua pele: ela é oleosa, mista ou seca? Essa característica determina o tipo de textura do seu cosmético. As mistas e oleosas pedem gel, sérum ou versões livres de óleo, mais leves. Já as secas, loção ou creme, com maior poder de hidratação.

Além disso eleger o veículo (termo que os dermatologistas usam para a textura do produto) certo é fundamental não só para evitar que a pele brilhe ou repuxe (o que certamente vai fazer você desistir do produto) mas também para garantir o resultado do tratamento. O veículo correto otimiza e até potencializa a distribuição dos ativos, permitindo que as substâncias cheguem ao alvo desejado.

Os Ingredientes do Creme

Não faltam ingredientes eficazes para combater manchas, ruguinhas e fotoenvelhecimento. Existem cinco categorias:

Ácidos

Atuam na renovação celular e estimulam a formação de fibras elásticas e de colágeno, principalmente na pele com manchas e sinais de flacidez. Ácido glicólico, retinoico, salicílico e mandélico figuram nesse ranking.

Antioxidantes

Combatem os radicais livres, que disparam o envelhecimento. Vitaminas C e E, chá verde e coenzima Q10 são recomendados para quem tem linhas finas, toma muito sol ou fuma.

Ativos que estimulam a comunicação celular

Melhoram a função das células nas peles maduras, com flacidez e rugas. Argireline e hexapeptídeo são bons exemplos.

Calmantes

Aceleram a cicatrização e acalmam a pele sensível, oleosa e com acne. Entre eles, calêndula, azuleno e aloe vera.

Skin identicals

Indicado para pele seca ou ressecada, mimetizam a estrutura da pele e mantêm a hidratação. Aquaporines, hidroviton e PcaNa estão nessa lista.

Cremes para Costas e colo

Segundo os experts, o colo e as costas merecem os mesmos cuidados dedicados ao rosto porque são áreas com características fisiológicas bastante parecidas. Quando a oleosidade é presente no rosto, por exemplo, também costuma aparecer nessas outras regiões – daí, algumas mulheres se queixarem de pequenas espinhas nessas partes do corpo.

Quando a acne marca a pele, é necessário tomar cuidado com os hidratantes corporais. Alguns são pesados e pioram o quadro. Prefira produtos à base de água ou em gel.

Creme para os Braços

Para driblar as bolinhas que insistem em aparecer nos braços (no bumbum, elas também são bastante comuns), a regra é esfoliar suavemente e hidratar a região. Chamadas de ceratose pilar, normalmente ocorrem porque há uma alteração na última camada da pele, impedindo a saída dos pelos. Cremes e loções com ureia e ácidos glicólico ou salicílico auxiliam nessa missão.

A ureia ajuda a reter a água na pele, enquanto os ácidos combatem o acúmulo de células mortas que forma uma espécie de rolha e deixa o toque áspero. Essa região pede esse tipo de creme para sempre. Se você deixar de usá-lo, as bolinhas voltam!

Creme para as Mãos

Não parece, mas elas são bastante delicadas: como são frequentemente lavadas, sofrem com a ação dos sabonetes, que costumam ressecá-las. Por isso, usar um creme rico em ingredientes emolientes e que formam uma barreira protetora, evitando, assim, a perda de água pela pele, é ideal para deixar as mãos sedosas, sem descamações nem asperezas.

Além disso o silicone é um dos ativos mais indicados. Ele consegue driblar a desidratação sem dar a sensação de mão melada. Além dele, vale procurar por produtos que contenham filtro solar e ativos rejuvenescedores: as vitaminas A, C e E e o derivados de café previnem o aparecimento de manchas daqui a alguns anos.

Cremes para a Barriga

Já existem cremes específicos para tratar a pele da barriga. Mais cremosos do que os indicados para a celulite, eles têm maior potencial de hidratação, fundamental para deixar a pele firme e livre de estrias. O ácido retinoico ou a vitamina A são bons coadjuvantes, pois estimulam a produção de colágeno e mantêm a integridade das fibras de elastina.

Já os ativos que aumentam a circulação sanguínea, como cafeína, fosfatidilcolina e extrato de gengibre, prometem quebrar as células de gordura.

Cremes para o Bumbum

A celulite e a gordura localizada andam juntas e são inimigas do bumbum perfeito. Para combatê-las, é preciso investir em um produto com boa absorção. Recomendo os géis e as loções, pois são absorvidos rapidamente pela pele.

Um coquetel à base de cafeína ou centelha asiática cumpre esse papel, já que esses ativos quebram as moléculas de gordura em excesso, evitam a retenção líquida e têm ação anti-inflamatória.

O retinol, apesar de ser mais conhecido para combater o envelhecimento, também refina a textura da pele do bumbum e coxas, deixando-a mais firme, com menos ondulações e gostosa de tocar.

Também procure por cremes com microesferas refletoras de luz: por causa de um efeito ótico, parece que a celulite melhorou imediatamente. Boa pedida para quando for usar aquela saia mais curta.

Creme para os Pés

Para manter os pés longe das rachaduras e da pele mais grossa, comum nos calcanhares, a recomendação é usar cremes gordurosos, que conseguem ultrapassar a densa camada córnea.

Os formulados com vaselina têm boa performance, assim como os ricos em ureia e silicone – como acontece nas mãos, este veículo não deixa a região melada ou como se estivesse suada.

O ácido salicílico e a glicerina também mantêm os pés livres das asperezas. Os corticoides tópicos são indicados para cicatrizar fissuras na planta dos pés. Mas, para usar esse tipo de medicamento, você precisa de uma avaliação médica

Proteção sempre!

Portanto se o seu creme do rosto, do colo e das mãos não tiver FPS, invista em um protetor solar de uso diário, para evitar manchinhas, pintas extras e rugas. Depois de aplicar o hidratante habitual, espere 15 minutos e espalhe uma camada de protetor – passe mesmo nos dias nublados!

Saiba mais sobre dicas de Beleza e Saúde

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top