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Conheça hábitos que ajudam a manter a circulação saudável durante o Verão

Extremidades frias, inchaço dos membros inferiores, dor, cansaço excessivo, sensação de formigamento e aparecimento de varizes podem ser sinais de má circulação. De acordo com o cirurgião Caio Focássio, “mudanças de hábitos simples podem ajudar a melhorar esses sintomas”.

O médico explica que pode ser até normal as pernas ficarem inchadas e doloridas depois de um longo dia de trabalho. Porém, o constante aparecimento desses sintomas pode ser sinal de algo mais grave, como falhas na circulação. Com isso, pode haver uma concentração excessiva de líquido na região, que pode ser causada por vários motivos, dificultando o fluxo sanguíneo.

Os fatores hormonais também podem ser desencadeantes desse problema. “Além disso, situações como o sedentarismo, doença renal e até cardíaca podem ser o cerne do problema”, explica Focássio. Mas, em grande parte das vezes, o inchaço no final do dia é causado pela falta de movimentação que se agrava nos dias mais quentes.

O cirurgião vascular listou 5 dicas que podem livrar suas pernas desse mal – principalmente nos dias mais quentes do verão. Confira:

Levante

Para quem trabalha sentado é recomendável levantar a cada hora. As pessoas que trabalham em pé precisam ficar atentas, o uso de meias elásticas para quem não tem contraindicação é uma boa medida a ser tomada.

Mexa-se

Praticar exercícios físicos regularmente – caminhada, bicicleta ou corrida, estimulam o retorno sanguíneo.

Pés para o alto

Em casa, relaxe e eleve os pés – com uma almofada, por exemplo. Assim, o retorno venoso é facilitado, diminuindo o inchaço.

Beba água

O consumo de água diário ajuda o funcionamento dos rins e, com isso, pode também diminuir o inchaço.

Controle a balança

Manter o peso diminui os riscos do aparecimento de varizes. Além disso, estar em forma diminui os sintomas de inchaços das pernas.

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