Como escolher almofadas para decoração

Como escolher almofadas para decoração

As almofadas podem ser um item bem interessante para compor a decoração, mas qual é a maneira certa de escolher as almofadas?

Elas podem dar um tom mais alegre ao ambiente, deixa-lo mais aconchegante e ainda dar um toque na decoração. Elas podem ser estampadas, coloridas, trazer um toque de humor ou uma mensagem. Podem ser de tecidos refinados como cetim ou veludo, podem lisas ou ter cores vibrantes. Tornam o espaço mais acolhedor e convidativo para sentar ou descansar, em quarto de crianças podem deixar o espaço muito mais lúdico e divertido.

Na sala as almofadas têm a função de compor o ambiente, para deixar mais bonito e convidativo. Mas muitas pessoas têm dúvidas de como escolher as almofadas certas e de como organiza-las nesse espaço. Então vamos as dicas.

 

Como escolher os modelos de almofadas para sala.

Os modelos de almofadas precisam se harmonizar com a sala, precisam deixar o sofá ou poltrona mais acolhedor.

 

Técnica tom sobre tom

É preciso fazer uma combinação de almofada em que se tenha tom sobre tom em relação ao sofá.

A técnica do tom sobre tom é a mais utilizadas para realizar a composição de decoração de ambientes, assim como para combinar almofadas e sofá.

Um exemplo você tem um sofá vermelho, você deve escolher almofadas com tons próximo, um tom acima ou um tom abaixo. Uma almofada vinho ou um pink ficaria ótimas em um sofá vermelho.

Para essa regra você deve tomar cuidado quando falamos de cores neutras, como o bege por exemplo. Se fizer tudo em tons próximos corre o risco de tudo ficar um pouco monótono.

 

Combinação utilizando as cores complementares e análogas

Nessa regra de decoração para compor o ambiente você deve encontrar cores que combinem com o sofá, mas de uma forma sem uma relação direta.

Para que você possa encontrar esse padrão de cores, deve se utilizar o círculo cromático.

Como escolher almofadas para decoração

 

Vamos ao exemplo:

Olhando para o círculo cromático, as cores análogas são as cores que estão a direita e a esquerda da cor escolhida. Como falamos sobre o sofá vermelho, vamos ver quais são as cores análogas ao vermelho, a direita temos o rosa e a esquerda temos o laranja.

Essas são as cores de almofadas que você deve escolher se for seguir esse padrão para decoração.

Já para trabalhar com cores complementares na decoração o padrão que vamos usar no círculo cromático é outra.

Seguindo o exemplo do sofá vermelho a cor que está abaixo, na mesma linha do vermelho é o verde água.

Com essas cores você consegue criar um padrão para a combinação do ambiente, com isso as almofadas iram complementar o ambiente de maneira assertiva.

 

Almofadas em sofás de cores neutras

Como já falamos anteriormente, as almofadas são ótimas opções para dar vida a ambientes neutros com em um sofá bege. Para dar vida você pode usar elementos mais coloridos, estampados, com listras, texturas e formatos diferentes.

Um sofá de cor mais escura como o cinza, você pode usar tons mais fortes como vermelho, roxo, usar almofadas lisas ou estampadas.

 

Almofadas divertidas para alegrar o ambiente

Para ambiente mais jovens como quartos de adolescente ou para sala de um casal jovem, as almofadas divertidas são uma ótima opção.

Esses modelos de almofadas são encontrados em lojas de presentes e produtos geek. Os modelos são os mais variados como modelos de emojis, animais, frases, entre vários outros.

Quando optar por esse tipo de almofada vale lembrar que é preciso ter outros elementos divertidos na decoração.

 

Almofadas no chão da sala

Uma tendência bem forte na decoração é ter um continho da sala com almofadas espalhadas para descansar. Existem almofadas bem grandes, que podem até substituir os modelos de sofás.

Que tal montar um espaço assim na sala de tv? Além de ser confortável é uma ótima solução para relaxar e desfrutar de um bom filme ou série. Uma dica quando for optar por esse modelo verifique o tipo de tecido, se são antialérgicos e se as capas saem para ser realizada a higienização de uma forma mais fácil.

 

O tamanho certo da almofada

Almofadas exageradas podem não ser a melhor escolha, elas podem estragar a visão do ambiente e acabar deixando o sofá desconfortável.

Por isso sempre pense nesse fator no momento da escolha da almofada.

Sofás que tenham o encosto mais baixo devem dar preferência para almofadas menores, as grandes ficam desproporcional. Sofás que são maiores como os modelos com chaise podem ter almofadas maiores e mais robustas.
Nem sempre o tecido da almofada com o tecido do sofá precisa ser o mesmo. A principal preocupação no momento da decoração é seguir uma lógica de tonalidades para que haja uma harmonização do ambiente.

Por isso não se preocupe com essa regra, misture os tecidos para trazer mais enriquecimento a decoração do ambiente.

Em época como o inverno por exemplo, você pode escolher almofadas de tecido de lã, para ajudar a aquecer o ambiente.

 

Combinando estampas diferentes entre as almofadas

Na decoração você pode usar e abusar de combinações, mas vale sempre o bom senso para que o ambiente não fique muito carregado de informação.

Para combinar estampas é necessário buscar um elemento que combine entre elas, como cores ou padrão.

Estampas geométricas podem ser combinadas com outras desde que possuam algo em comum como uma cor. As almofadas com estampas precisam conversar entre si de alguma forma.

Se você não deseja uma grande gama de estampas, pode combinar uma almofada estampada com outras almofadas lisas que sigam o padrão de cores da estampa por exemplo.

Enfim há uma grande gama de combinações entre as almofadas e o ambiente, o importante é sempre seguir as regras de combinação de cores.

Que tal combinar as almofadas com outros elementos da sala? Escolha cores análogas ou complementares para isso, dê um toque de estampa ou de diversão. O importante é que o ambiente e a decoração tenham a ver com sua personalidade. Seguindo essas regras básicas você com toda certeza acertará nas escolhas e nas combinações das almofadas com o ambiente escolhido.

Agora que já que sabe tudo sobre Como escolher almofadas para decoração. Que Tal conhecer outros artigos de Casa e Decoração

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *